Fernando Sabino


Café da manhã é como crônica; indispensável...

Há um livro guardado na estante que se sobressai. Na capa há um pintinho curioso que quer revirar e descobrir o mundo das letras. Para gostar de Ler volume I introduz com bom humor a literatura sem abandonar a reflexão. Temas como ordem, lei, autoridade, morte, convivência, tudo, enfim, é contado de um jeito muito leve e divertido.
 As crianças também aparecem como temática. Apreciamos as observações infantis, sua contestação e divergência com o mundo que lhes é apresentado.  
O conto Menina no jardim nos remete ao tempo em que as praças eram protegidas por guardas sem o auxílio de câmeras de segurança.  
A parte dos animais de estimação é divertida e pode fazer recordar algum causo próprio com um passarinho ou outro animal  na infância.
As páginas desse livro estão amareladas, puídas, algumas riscadas por seus donos anteriores, mas gosto de reler sempre. É mesmo par gostar de ler. Junto com os mestres da crônica Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga, pode-se caminhar pela praça 15, e dar uma voltinha pelas ruas de uma Londres de outros tempos, quiçá muito mais interessante que a de agora.