História do Brasil: Os livros que nos instigam





História do Brasil: Os livros que nos instigam

A biografia coloca o leitor a par do pensamento de uma pessoa antes conhecida apenas por citações em livros de História. É uma proposta interessante ler como viviam, pensavam e o que temiam as pessoas de um tempo diferente do nosso. O mito se modificam diante da pessoa. 
A família imperial brasileira que aparece em fotos unida e harmônica surge diferente nas páginas da historiadora Mary Del Priore. Ela abre as portas dos palácios para conhecermos as intrigas e invejas existentes através de dois livros importantes da mesma autora: A Condessa de Barral e o Príncipe Maldito.
 Deste modo, em O príncipe maldito  conhecemos Pedro Augusto, neto de Dom Pedro II que sonhou com um III Reinado de transição. As vicissitudes da vida, o primogênito de Isabel e as mudanças políticas e de pensamento do final do XIX empurraram Pedro Augusto para debaixo do tapete da História. O príncipe que queria ser imperador nos é revelado na Biografia, porque ele nem ao menos é citado nos livros. Pensar ele é pensar como a transição para a República poderia ter sido diferente e conhecer sua história através da autora, nos faz perceber porque nem mesmo a princesa Isabel  concretizou o sonho do Terceiro Reinado.
Depois de ler O príncipe Maldito é bom ler A condessa de Barral ou visse e versa, pois os dois livros se complementam e ampliam a visão de uma mesma época.
Valsamos com Luisa e admiramos a sua coragem. Ela é uma mulher empreendedora, forte e que esteve em contato com a corte francesa da Restauração.A sublime Condessa de Barral vive no auge do Romantismo e é empolgante ler sua passagem pela corte francesa como dama de companhia de Francisca irmã de Dom Pedro. Valsamos com ela, assim como, percorremos engenhos na Bahia e desembarcamos na corte de Dom Pedro onde é servida a canja ao rei... 
Luisa é bem educada na França, enquanto Dom Pedro II é educado na tímida corte brasileira. A Condessa é sinônimo de sofisticação e traquejo social, enquanto Pedro é um modesto monarca. Há nesse contraste de criação um antagonismo interessante. Mais tarde haverá um belíssimo encontro entre os dois e a inteligência de Luisa " entre outros atributos" despertará no monarca muitas emoções. Ele muito a admirará.  
Enfim, para saber um pouco da História do Brasil de um ângulo diferente. As biografias são maravilhosas e combinar a leitura das duas acima é primordial, porque nos instigam a saber, mais sobre o período onde se firmaram novos rumos para a nossa História.